sábado, 15 de novembro de 2014

Diluição de Tinta para Tecido

Ola parceiros.
Vindo com uma postagem nova, dessa vez não será exercícios de coordenação ou controle de aerografo, até porque é muito interessante que vocês estejam treinando sempre p a própria evolução.
Como um dos materiais que estarei trazendo aqui no blog será muito sobre pinturas em tecido ( camisetas e etc..) então vamos falar sobre preparação de tinta tecido para o seu uso.

Vou mostrar como eu faço, o modelo que adotei para todos os meus trabalhos , modo que utilizo até hoje em todos os trabalhos e não mudo jamais, até porque esta do jeito que gosto, não desbota fácil, não sai na primeira lavagem e não fica aguada.
Primeiro vou falar de algo básico, algo simples eu que muitos iniciantes, até amadores também  não fazem , ou por preguiça ou por falta de atenção . Qualquer produto que você compre, seja lá oque for , você sempre sabe que tem seu método de uso, ele vira com um manual, ou qualquer outra descrição de como usar.
Nas tintas não é diferente. Oque eu vejo muito por ai é perguntas como " como se dilui tinta acrilex?"  , "como preparar a tinta acrilex para uso no aerografo,ela é muito pastosa" .
Se muitos que tem esta duvida ,pegaram o pote de tinta, virar e ler  o verso, lá estará escrito " Tinta solúvel em água" ,quer melhor descrição que essa?
É só questão de ter mais atenção e vontade de descobrir.
Aqui vou mostrar como faço, não utilizo sal,nunca usei e nem sei se isso  ajuda, não uso outro tipo de água, não uso outro solvente químico, não coloco qualquer coisa que não esteja descrito no pote, uso agua, diluo com água, e no máximo  o diluente próprio da marca da tinta, acho que fui claro. Bom, vamos lá :

Aqui são os materiais que estaremos usando para nossa preparação.
-Tinta Acrilex- Diluente Acrilex-Água - Medidor-Pote para colocação da tinta no final.



Basicão não é?

Primeiro, despejamos  toda a tinta do pote dentro de algum local para fazermos a mistura. Este pote de tinta Acrilex possui 37ml .
Após despejar toda a tinta , sempre fica sobrando mais quantidade de tinta dentro do pote, isso é onde vai facilitar para nós, porque vc não precisa pegar uma palitinho para tentar ficar raspando o restante de ficou, deixa lá mesmo e faremos assim :


Aqui colocaremos a água, no máximo colocarei  algo entre 15ml ou 20ml, isso é o suficiente. O fato da tinta ser grossa não precisa colocar algo como mais que a própria quantidade da tinta ( no caso os 37ml).
Após  colocarmos a água , agora iremos utilizar o diluente da própria tinta Acrilex,  colocando menos do que a medida da água ainda. Algo menos que 10ml , e porque este diluente? Ele nos ajudara a depender menos do uso da agua, deixando nossa tinta menos aguada e dificultando. Caso você não tenha este diluente voce poderá colocar algo a mais na quantidade de água, nada superior a 30ml.

Após colocar a agua e o diluente no pote que ja tinha restos da tinta vermelha, agora só fechamos e agitamos para tudo se misturar e em seguida despejamos junto com a tinta ja colocada inicialmente no outro local.
Neste momento agora é só misturar com algo ,aqui utilizei um cabo de pincel por ser algo que não soltara partículas soltas ou sujeira.

Se você achar que sua tinta esta muita grossa vc pode colocar de modo moderado, mais alguma quantidade de agua, mas q não seja nada demais , até porque este método de mistura é próprio para a tinta ficar pouco diluída  grossa, e porque isso????  Caso você ache que esta muito grossa, deixe para diluir ela no próprio aerografo, assim você pode pingar gotas de água ja dentro do reservatório do aerografo.

E aqui estou despejando a tinta dentro do reservatório maior onde utilizo sempre que preciso, tanto para aerografos de gravidade ou de sucção.

Uma dica importante, muito provavelmente, depois de uns 3 dias com a tinta parada no reservatório que vocês armazenarem , ela começara a criar pequenas partículas com aparência de borrachas, algo como se a tinta ressecasse , então, procure ter uma peneira para coar antes de usar em seu Aerografo.
 Outra dica não menos importante, para o uso destas tintas, eu sempre utilizo aerografos com agulha a partir de 0,4  e 0,5 , porque ela tem uma facilidade em puxar a tinta e tende a não entupir fácil. Mais isto não evita que o aerografo fique obstruído pela tinta. A cada uso ,horas, tente aplicar jatos de água para evitar que a tinta resseque dentro do aerografo.


Bom é isso, espero que este artigo tenha sido claro para quem esta querendo começar a utilizar tinta tecido, para quem ja utiliza e pode somar este conhecimento ao seu. Não utilizo tinta serigrafica ( tinta para silkscreen ) porque estas atendem bem ao meu trabalho, tanto em camisetas brancas quanto coloridas. Mas não estou dizendo que não é bom usar estas tintas, somente dizendo que encontrei uma boa cobertura, aplicação com estas tintas para meu uso.
Para ver meus trabalhos utilizando este sistema de diluição com as tintas Acrilex, só entrar em minha página https://www.facebook.com/pages/Tom-Arte-Studio/572939356105882?fref=ts
Caso queiram comentar sobre esta publicação, tirar alguma duvida, criticar e elogiar, podem escrever abaixo mesmo na caixa de texto.

Bom fim de semana e vamos estudar.
Abraço a todos.



28 comentários:

  1. essa tinta desbota quando lavar? precisa de algum produto para fixação da tinta na camiseta? como faço para atinta preta dessa marca ficar com as linhas bem escuras igual vi em alguns de seus trabalhos? tentei escrever um texto em uma camiseta branca mais atinta ficou meio cinza será q errei na diluição?

    ResponderExcluir
  2. Sobre a tinta preta respondi em seu email. A questão de de desbotamentos , a durabilidade é muito boa e segura, pois são tinta propriamente para tecido. Abraço e espero ter ajudado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara para o uso da preta é si usar poliester preta seca rapidi e nao disbota e usa i tinner pu ou it 37 automotivo foi errando que eu descolei essa tcnica depois de 13anos testando tintas

      Excluir
  3. Também tenho dúvida sobre esse tom meio cinza desta tinta preta, como faço pra solucionar e ficar bem escuro?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tom Artes, cara to iniciando a trabalhar com aerografo, mas estou tendo dificuldades para utilizar tinta de tecido, meu aerografo e 0,3, a impressão que é que ele ta cuspindo, segui todas as instruções do poste mas continua o problema, e nao estou conseguindo pintar em camiseta preta, quando passo a tinta branca ela fica cinza, mesmo dando outras mãos, e gostaria de saber como fazer desenhos coloridos em camisetas pretas, poderia e ajudar ?
    E-mail = laebdesenhos@gmail.com des de ja obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ola, agradeço o contato parceiro.
    Sobre o aerografo estar cuspindo, pode ser alguns filetes de sujeira que ficam lá dentro nas regiões onde passa a agulha. Recomendo que vc tenha uma outra agulha reserve para ir desentupindo , poisé bom e ajuda tbm. Sobre a tinta, tente deixa-la mais grossa, caso vc não esteja conseguindo uma boa cobertura. É normal nas primeiras demãos, a camiseta ficar com um ton de cinza, mas após 2 e 3 demãos já e possivel deixar mais branco. Para coloridos em camiseta preta, 3 ou 4 demãos ja ajudam. Espero ter ajudado. Abrç e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tom, segui os procedimentos, limpei o aerografo e deixei a tinta mais grossa pra tecidos escuros deu certinho vlws mesmo pela ajuda.
      So mais uma coisa sem querer tomar muitos eu tempo, na lavagem ela deu uma desbotadinha, isso e normal, ou tem algum procedimento q da pra fazer pra ela nao desbotar ja na primeira lavagem ?
      desde ja muito obrigado de novo em

      Excluir
  6. O correto é vc lavar a camiseta antes de pintar,poisisso serve para retirar uma goma q ela vem da fabricação. Essa goma é quase invisivel, e a tinta vai pigmentar nela e sair na primeira lavagem. Após o termino da pintura, aplique Termolina Leitosa, é um produto da Acrilex que funciona como uma camada impermeável na camiseta. Ela é bem grossa e é preciso dilui-la um pouco. Abr e obrigado .

    ResponderExcluir
  7. Novamente Meu muito obrigado Tom, Seguirei Esse procedimento,
    obrigado pela atenção, farei isso,
    novamente meu muito obrigado, Abraço

    ResponderExcluir
  8. A TINTA PODE SER DISOLVIDA COM DILUENTE DE ESMALTE?
    O QUAL É O NOME DO SOLVENTE QUE ME ENDICA..Aguardo a resposta ...OBRIGADO,meu Gmail é;
    zecazambrota @gmail.com

    ResponderExcluir
  9. A TINTA PODE SER DISOLVIDA COM DILUENTE DE ESMALTE?
    O QUAL É O NOME DO SOLVENTE QUE ME ENDICA..Aguardo a resposta ...OBRIGADO,meu Gmail é;
    zecazambrota @gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Somente águaé o melhor diluente, pois é recomendado no rótulo das tintas acrilex. Vc pode usar o prório diluente que a Acrilex vende tbm. Obrigado.

      Excluir
  10. Boa tarde tom, eu novamente, fiz os procedimentos, e mesmo assim deu uma desbotada.
    A malha da camiseta que uso e 100% algodão, vc acha q tem alguma coisa a ver ou nao ?
    Desculpe pelas varias perguntas, mas Obrigado novamente.
    abraço Vlws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treine em pedaços de tecido. Treine aplicar mais demão. Tente deixar a tinta mais grossa se for o caso. Mesmo q o aerografo entupa com frequencia( pois isso é comum c tintas tecido) vá treinando aplicação.Pois p essas tintas o tecido tem q ser mesmo 100% algodão. Abrç

      Excluir
  11. Pô cara ! Gostei , valeu a dica ai meu brother , vou lá no face ver seus trabalhos , abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q ajudou cara.em breve espero trazer mais novidades! Abrç

      Excluir
  12. bom dia, qual o processo pra tinta preta ficar bem visivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Kombat, como menciono , o legal é ela estar nem tanto fina, ou muito diluida com água,caso contrario vc não terá uma boa cobertura. Ela em uma diluição que a deixe mais grossa podera ter uma boa cobertura e bem visivel. Mas fique atento pois o entupimento poderá acontecer mais vezes. A tinta preta depois que você aplica um secado no tecido para ela secar ela acaba mesmo ficando meio amarronzada , nesse caso aplica outra demão no mesmo local com a mesma pressão e diluição. Espero ter ajudado, abraço.

      Excluir
  13. Olá, boa noite!
    Primeiramente, gostaria de dizer que apreciei muito seu trabalho.
    Segundo, tenho uma questão.
    Eu comecei recentemente a pintar em camisetas a mão, e eu percebi que as minhas camisetas, desbotava umas pequenas partes da estampa. Se eu diluir um pouco da tinta em água (ou no próprio diluidor da marca), a resistência da estampa será maior?
    Agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sami.
      Então, no caso da diluição , eu faço a minha desta maneira pq acredito ser uma boa forma da tinta fixar bem na camiseta e não desbotar. Tanto é que a minha diluição fica até um pouco grossa. Eu ja cheguei a diluir mais com água.Mas oque acontecia é que fica mto rala a tinta e não tem uma boa cobertura.
      A camiseta ela desbota com o tempo, mas demora um pouco. recomendo que a cada passada de tinta vc seque com secador e passe novamente outra demão (eu sempre faço isso) . Oque vc pode aplicar tbm é Termolina Leitosa, eu tenho aki no blog falando a respeito.Pois é um componente que ajuda na durabilidade da peça.
      Abrç

      Excluir
  14. Olá, boa noite! Adorei suas dicas :D
    Tenho uma dúvida, quero pintar um vestido de algodão com a tinta acrilex preta, (o modelo do vestido é justo e acima do joelho), quero pintar o vestido todo rs... Gostaria de saber se o vestido vai ficar com aspecto "emborrachado"? Pretendo diluir a tinta com água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.Bom dia.
      Acredito que o vestido não ficará com aspecto emborrachado como vc mencionou. Se vc utilizar pincel,acredito que deverá ficar com uma textura mto grossa nele. Caso use o aerografo , vc conseguira uma cobertura boa sim. Mas vc vá pintar o vestido todo de preto com o aerografo, acredito que terá um pouco de trabalho , principalmente para deixara pintura totalmente uniforme no tecido.Usando a mesmo diluição que menciono aqui na postagem, é possivel pinta-lo.

      Excluir
    2. Oi, gostaria de saber se a tinta acrilex desbota?

      Excluir
  15. Utilizei tinta de tecido pouco diluída e o aspecto ficou muito pesado no tecido (no caso utilizei para tentar restaurar meu tênis manchado). Tem alguma dica para eu remover, ainda que parcialmente a tinta de tecido já seca no tecido?

    ResponderExcluir
  16. ola bom dia tem como usar algum pigmento a base de água?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde amigo. Estou comecando a aerografar e tenho tido esse problema com o desbotamento da da camisa. Estou usando as tintas probtas da genesis linha seriecryl. Sao prontas para uso. Será que posso usar a termolina leitosa em cima dessas tintas também? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  18. Oi estou tentando trabalhar com essa tinta de tecido nas unhas das minhas clientes,chamamos de unha autografada,porém meu aerografo é de 0,3não tá saindo quantidade de tinta legal,não consegui diluir direito a tinta,enfim só desastre.devo mudar para um aerografo 0,5? Meu compressor é da winpel daqueles quadrados pequenos.obrigada desde já

    ResponderExcluir