sábado, 7 de março de 2015

Estudo de formas simples que possibilita grandes efeitos simples.

Ola a todos.

Voltando com novos exercicios de Aerografia onde trará possibilidades  de efeitos novos e abrirá seus olhos para coisas mais minuciosas, também  estarem atentos para maiores detalhes.
Este é um exercicio que engloba todas as áreas da pintura, desenho e ilustração. O exercício das formas geométricas com estudos de luz e sombras.
Pode  lhe parecer básico,mas é a razão de muitos iniciantes estarem pulando está etapa de estudos e praticando trabalhos com efeitos e proporções onde nem sempre conseguem o resultado esperado .

Estudei muito estas formas, e a forma de esferas é a que mais possibilita ter um conhecimento de proporções de desenho ,suas sombras e demais efeitos.

Em primeira vista, é algo básico, chato, mas é fácil ver que muitos ainda se perdem no entendimento de formas simples como esta e deixam de lado o estudo deste fundamento.
 Ok ,vamos lá:
Considerando que vocês tenham praticado os exercícios iniciais deste blog( ver as primeiras postagens) não haverá erro em praticar o manuseio do aerógrafo neste modelo.
Não usaremos mascaras fixas ( ou melhor dizendo,moldes),trabalharemos totalmente a mão livre e também estaremos pintando sobre o tecido de 100% algodão com as tintas Acriléx ( também tenho um artigo voltado somente para a diluição desta mesma tinta).
Estaremos utilizando três cores:Branco, Cinza e Preto
Aerógrafo Sagyma SW 130k
Aqui temos a esfera desenhada no tecido:


Nesta foto seguinte aplicamos a primeira demão de cinza, reparem que estou com o aerógrafo aplicando a tinta da direita para a esquerda.Pois é a melhor forma de ser adotada para trabalhar com pinturas a mão livre.Não só o aerografo faz tudo, a posição de sua mão também conta . Só para enfatizar, estou utilizando uma referencia ao meu lado, uma foto de esfera e também a imagem direto do Smartphone que coloquei para dar zoom quando necessário.


Aplicando o mesmo cinza ,só que mais concentrado na lateral . reparem que a posição do aerógrafo é a mesma que mencionei.












Aplicação do cinza nas áreas da esquerda, neste momento baixei a pressão do ar para melhor controle do jato de tinta do aerógrafo.










Adicionando gotas de preto no cinza para ir escurecendo a tonalidade do cinza, isso facilita muito e deixa mais pratico o resultado, sendo fiel a cor do elemento, sem usar somente uma cor ou aplicando o preto totalmente.



Aplicação de segunda tonalidade do cinza. Mesma coisa, baixa pressão e modificando o angulo do aerógrafo.











Aplicação da terceira tonalidade do cinza , onde foi feito das mesmas formas dos demais, aplicando gotas de preto. Nesta parte, as cores mais escuras não vão até o centro da esfera,somente na região inicial . Na lateral da esfera eu deixei um espaço para testes das cores, reparem nos pontinhos abaixo da minha mão.




Por fim,  aplicamos um cinza bem claro, com gotas de branco no lado superior direito ,região mais clara pela nossa referencia. Também expandi um pouco sobre a região onde achei que  a área mais escura  predominou onde não deveria, mas isto sem atropelar o efeito correto de luze sombra.

Este é um modelo que fiz de modo simples, mostrando para vocês os movimentos quão são importantes e corretos para este tipo de forma geométrica. As cetas indicão que foi desta maneira: subindo e descendo. Não parado,não reto , vertical ou horizontal,somente nestes movimentos.







Aqui ,ja ilustro uma forma errada de fazer este exercício, ou seja, você aplica o molde de esfera, a vem apenas com uma cor fazendo o movimento esférico. Não tendo de forma alguma, o modo correto de exercer este tipo de efeito , resultado que vai deixar suas pinturas incorretas neste fator.



Bom , este exercício tem o fundamento de colocar o estudante em uma posição onde , ele realmente entenda que, formas como, esferas, cilindros, cubos e cones, fazem parte de todos os aspectos do desenho artístico  e principalmente tem um papel importante em suas aerografias.
Mostrei como é importante você utilizar mais tonalidades de cores para realizar os efeitos de luz e sombras, pois se limitar a somente em uma cor,não trará benefício algum para sua pintura e principalmente  em seu aprendizado como artista.
Há muitos trabalhos que vemos onde os iniciantes , talvez pela procura "rápida" por seus resultados , deixam a desejar nesta composição de suas pinturas. Ou melhor , não procuram a referencia correta da imagem e até deixam de seguir a referencia que estão usando. Tudo isso prejudica seu trabalho e complica os resultados para sua evolução futura.Com o estudo constante e diário, você desenvolve mais sua capacidade de conhecimento, iniciando por coisas simples como esta esfera e podendo fazer algo mais trabalhoso e interessante. A foto abaixo é um exemplo disto. Estive procurando novos elementos para estudar e evoluir, achei que Bocas, Olhos, os poros da Pele e etc poderiam me dar mais conhecimento sobre cores ,proporções e principalmente me colocar em desafios para aprender coisas novas. 
Aos iniciantes, não se preocupem em fazer um trabalho "rápido" poupar tempo, preencher de qualquer jeito, somente para chegar em Facebook e postar para ganhar comentários e curtidas. Estude no seu canto e na sua velocidade, pois acredito que isso fara você evoluir de forma constante. estude desenho artístico, não somente Aerografia,veja também pintura em telas, desenho acadêmico . Desenho e estilos de pintura que podem lhe agregar mais conhecimento para você.
Passando esses exercícios,em breve iremos para pinturas onde sairemos de algo mais  simples. em busca de novos resultados.
Espero profundamente que estes artigos estejam ajudando vocês em algo.
Caso queiram acompanhar meu trabalhos, tirarem duvidas ou trocar uma ideia , esta é minha fanpage : https://www.facebook.com/pages/Tom-Arte-Studio/572939356105882?fref=ts
Bom dia a todos.







3 comentários: