terça-feira, 2 de junho de 2015

Passo-a-passo Pintura automotiva em capô.

Olá todos que acompanham o blog.
Acostumado  a focar em pintura em tecido, venho trazer um breve passo-a-passo de uma pintura automotiva que executei recentemente.
Acaba sendo algo básico, para quem esta iniciando na aerografia, pois aqui são materiais totalmente  fáceis de serem encontrados e utilizados.
Os materiais usados aqui são:
Aerografos Gatti Ag4 e Ag8.
Tinta automotiva (duco)
Fitas de filatamento 3M.
Thinner (solvente para a tinta duco)
Desengraxante.
Lixas 220-600-800.
Primer universal.
Pistola LVLP Steula ( para acabamento em verniz).

De inicio eu lavo a peça para tirar alguma impureza e na sequencia venha com as lixas (aquelas lá em cima que eu falei ) não para remover a pintura inteira da peça,mas sim para retirar o verniz antigo e remover alguma imperfeição da peça.


Após isso, eu passo  desengraxante em toda a peça para poder limpa-la e tirar excesso  de gordura da peça .Aplico o primer e em seguida o preto ( pois  o preto é a cor principal da pintura).
O primer vem com a cor cinzenta para depois receber o preto. Ele se trata de uma base apenas para curar as imperfeições da peça antes da cor base ser aplicada.











Para iniciar a pintura , eu aplico um cinza na peça onde será o desenho com o aerografo Gatti Ag8. Isso é para eu poder riscar o desenho na região que esta preta.

Após estar com uma boa cobertura eu faço o desenho.
Devido a peça ter muito relevo e ondulações, eu utilizei  um projetor para reproduzir o rosto do personagem e não perder nenhum detalhe de sua fisionomia. O restante do desenho foi feito a mão livre mesmo .A parte da mão com o revolver foi criada por mim usando algumas referencias ,tais como a minha própria mão ( tirei uma sequencia de fotos dela) e imagens de armas da internet.


Com o desenho feito,com o aerografo Gatti Ag4 ,aplico o branco para dar cobertura para as cores futuras.


A cidade ao fundo também tive que criar para adaptar junto ao desenho.Pois na imagem original da foto, não existia cidade e o cliente havia pedido isso.



Começo a colorir e trabalhar na fundo deixando o desenho por ultimo.Esta é uma preferencia minha quase em todos os trabalhos.


Com a cidade terminada ( a foto esta muito ruim,desculpe-me) inicio as cores principais do cabelo.
Verde claro, verde médio, verde escuro.
Utilizei umas 5 ou 6 tonalidades de verde nesse cabelo adicionando o preto nas cores para criar mais tonalidades.




Finalizado o cabelo ,faço agora os tons de pele com amarelo claro,laranja claro e marrom claro. Com o branco venho marcando melhor os relevos , rugas da pele e também tirando o excesso das cores anteriores.





O Olho pode parecer que é chapado de preto, mas não é assim que fiz. Iniciei com um marrom escuro e adicionando gotas de preto nesse marrom para chegar numa tonalidade escura. Sem chapar de preto.

O paletó eu trabalhei com 3 tonalidades de roxo. Na sequencia eu fiz alguns efeitos de luzes por conta própria, sem referencia, pois o fato do cenário ser todo escuro, resolvi fazer isso para acender mais e destacar certos detalhes do personagem.

O revolver eu iniciei com dois tons de cinza e novamente apliquei branco para retirar os excessos e dar brilho em algumas regiões.



As fotos foram tiradas a noite, por isso estão ruim mesmo os focos, mas no final vem uma melhor.

Esta é a peça terminada.





O acabamento foi feito com verniz poliuretano da marca PPG e aplicado com a pistola LVLP da Steula.

Espero que esta demonstração tenha ajudado a todos em seus futuros trabalhos e estudos.
Uma coisa que gostaria de destacar é o fato das imagens do personagem  não estarem em uma resolução boa, isso atrapalha na  execução do trabalho. Gosto de ressaltar o fato de estudarmos cada vez mais desenho da figura humana ,luz,sombra desenho no papel sulfite, papel pardo, lápis 2b 4b 6b ,enfim, sempre estar desenhando.
O desenho é nossa base e é por isso que em breve estarei colocando alguns rascunhos e projetos de desenho que estudo para poder motivar quem esta na aerografia ou simplesmente também desenha diariamente.Pois a aerografia é apenas uma técnica das muitas que existem. E nesse caso ,um bom conhecimento em desenho nos ajuda muito e nos torna mais  flexíveis nos trabalhos.
Caso queiram, podem postar perguntas, duvidas ,não só sobre este trabalho mas qualquer outro, escrevam  aqui mesmo nos comentários ou mandando algo em meus contatos.
Abaixo os meus contatos entre email e redes sociais.
Bons estudos e todos.
Abraço.
Instagram: @tomartestudio
FanPage:https://www.facebook.com/pages/Tom-Arte-Studio/572939356105882?fref=ts
email: tomarte01@gmail.com






Um comentário: