sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Iniciando dicas de desenho.

Olá rapaziada.
Faz tempo que não escrevo aqui no blog devido a vários compromissos.
Mas agora estaremos mais intensos e com mais novidades.

Como havia mencionado nas ultimas postagens, além de falar sobre aerografia eu também disse que falaria bastante sobre desenho. Pois já fui questionado sobre passar algumas bases de desenho e etc.

Não com uma autoridade de "expert" no assunto, pois a cada dia que estudo, percebo que preciso estudar mais ainda. Mas posso dizer que me dedico o máximo possível a cada dia, hora e minuto do meu tempo em desenhar e estudar mais ainda.

Mas com a base que tenho e principalmente para criação de minhas próprias ilustrações, resolvi começar a passar uma serie de passo-a-passo de desenho, tanto para quem é da aerografia ou para quem é de outro seguimento de arte e curte desenhar ou esta começando!!

Vamos lá:
Nessas dicas inicias vamos falar sobre "olhos" . Acredito ser um grande problema para muitos, pois para mim também foi  . Tanto que até hoje gosto de dedicar várias horas por dia desenhando uma sequencia de folhas dos mesmos.

Nesta foto abaixo começamos de formar simples.
Com um traço na horizontal você pode dividi-lo em 3 partes iguais, a Iris será o circulo central .


Nesta foto ilustro com 3 círculos a base do olho. Apenas para ter uma ideia da medida, pois não é uma regra clara, cada olho ,cada pessoa possui sua particularidade na expressão.








  Aqui começamos a  traçar as bases do olho, repare que os círculos laterais estão exposto pra fora, pois nesse momento a base do olho começa a ser construída com base na referência que estamos usando. Na parte superior do circulo central , repare que esta sendo deixada de fora, pois a expressão de nossa referencia não esta com os olhos " arregalados" e sim de forma ,digamos, calma,serena,  (desculpe a qualidade da foto) .

Após o centro do olho, riscamos uma linha base para ser o começo das sobrancelhas na vertical . Esta linha é contado como meio olho a partir do centro do olho. Pode parecer muita simetria, mas é uma ótima maneira de ter uma base para se estudar.







Esta foto mostro a base de distanciamento do um olho a outro. Seguindo a medida, temos a diferença de um olho "imaginário" no centro, oque nos dá uma boa base para não cometermos o erro de aproximarmos ou distanciar muito, causando uma grande risco de falta de proporção nos desenhos.



Bom , aqui são modelos que fiz para se ter um base, onde, a partir desses rascunhos e formas, podemos fazer vários modelos de olhos. Conseguindo muitos modelos pesquisados no Google, você pode estudar muito e absorver várias ideias. Umas das coisas que acho importante é repetir esses estudos varias vezes.

Algo que costumo fazer e tem me servido bastante, é fazer umas duas ou três folhas somente de observação e uma terceira folha somente modelos de minha criação com base nos estudos. Conforme eu estava criando, após o termino dos estudos de criação eu observava os modelos reais para ver onde eu estava errando ou esquecendo de detalhes importante !
Isso é ótimo para aprender e entender oque esta fazendo , assim entra mais fácil na mente !



Ainda não vamos parar por aqui. Estudar olhos é muito importante e trarei uma outra postagem com outros modelos e o mesmo estilo de base para desenharmos mais. Saber fazer olhos ,boca, nariz, é tão importante do que ir fazendo um rosto de uma vez sem ter essas bases de estudos de forma individual.

Desculpe pela qualidade das fotos, estava sem uma boa câmera no momento, mas nas próximas tentaremos fazer algo mais legal ou até usando exemplos digitais.




 Para acompanhar minhas ilustrações e demais trabalhos, segue os links de minhas redes sociais:
Facebook:https://www.facebook.com/Tom-Arte-Studio-572939356105882/
Instagram:https://instagram.com/tomartebrand/
email: tomarte01@gmail.com
Skype: tom.arte

Grande abraço a todos.
T.A







Nenhum comentário:

Postar um comentário