sábado, 7 de novembro de 2015

Dicas de desenho: Olhos parte 2

Olá rapaziada, voltamos aos rabiscos.

Desenhar olhos ja  foi, tem sido e ainda é meio que tenebroso. Pois eles não são só "elementos" para compor o rosto ou o desenho, são praticamente a cereja do bolo em um desenho . Pelo simples fato de poder mostrar a expressão de um personagem, por mais que seja desenho acadêmico, cartoon, comics e etc.

Bom, neste breve passo a passo, darei dicas de uma construção básica, do mesmo modo da anterior, onde mostro algumas regras claras para um desenho padrão de olhos e você não se perder. Volto a falar, essas regras não são o grande segredo, pois como já mencionei, cada pessoa tem um traço de sua própria fisionomia como olhos, nariz, boca e etc. Basicamente , um guia  onde é possível desenhar , reproduzir e criar seus próprios personagens a partir destes modelos de sketch ( rascunhos se preferirem).

Se você reparar, desenhos como Mangas, Marvel, alguns cartoons e Gekiga  ( mangá mais adulto e sério) a base de olho é feito nesta linha de regra. Algo que faz com que você esteja mais orientado a reproduzir e criar. Vamos lá aos princípio disso tudo.

Aqui faremos um olhar direcionado ao lado esquerdo, uma base mais masculina:
Com uma linha guia na horizontal, traçamos as medidas dos olhos ( como fizemos na postagem anterior) com a medida de um olho a outro olho. Só que o fato de estarmos fazendo um olhar direcionado a uma lateral, é necessário reparar que temos a impressão que os olhos estarão mais perto ( por isso fiz uma linha imitando um possível nariz) . Se você tiver uma referência em mãos você pode analisar como isso acontece e é real, ou simplesmente olhar no espelho e acompanhar a direção dos olhos. Inicio com um lápis Faber Castell "H".



















A partir desse ponto, traço de forma segura duas linhas horizontais paralelas. estas linhas me mostram a base dos olhos para que um olho não fique mais acima ou abaixo do outro




















Após ter feitos estas linhas base, traço uma nova linha acima da horizontal superior para poder criar as pálpebras.
Na outra foto, mostro um detalhe importante. O olho esta direcionado ao lado e não de forma frontal. então sua ponta deve ser feita de forma arredondada. Na foto seguinte mostro um erro horrível que acontece muito por ai. 





















O Olho com um "X" acima é algo errado de se fazer, pois você pode verificar em fotos de referência e seu próprio olho mesmo, não existe esta ponta no término dos olhos.


Na foto seguinte criamos as sobrancelhas a partir de uma linha horizontal acima das pálpebras. As sobrancelhas entram mais para dentro acompanhando a linha central do nariz ( principalmente em olhos masculinos) . 























Nesta fase seguinte, ja vou definindo o globo ocular, como a iris dos olhos e demais áreas.
Uso essa caneta borracha para apagar as linhas guias, pois na sequência iremos definir totalmente os olhos. Esta caneta é ótima para esta outras situações onde você não quer apagar determinadas áreas do seu rascunho.





















Com um lápis Faber Castell 6B bem apontado, vou delineando e definindo o olho.
A região inferior dos olhos faço traços mais finos do que os cílios, usando um lápis 4B.






Já defino o restante do globo ocular e a iris, detalhes como brilho também.
As sobrancelhas também ja demarco e faço um preenchimento básico somente para ilustrar os detalhes.




















Do mesmo modo, defino o olho esquerdo seguindo a mesma linha do outro.
Fiz um nariz de base para ilustrar melhor este exercício. Assim criamos uma olhar simples rápido e básico.



Estes modelos abaixo são estudos diários que faço sempre e que postei aqui para vocês verem como são alguns modelos utilizando a mesma base de criação dos olhos.
Mesmo não definindo muito todos eles, oque importa é saber como começar uma construção descente e correta, porque se começar desde o rascunho errado, "pronto" , pode se preparar que o restante sairá errado também.




















Caso ainda tenha dúvidas, fiz este exemplo para ilustrar melhor a construção de um olho (pois as fotos da primeira postagem ficaram estranhas para visualiza-las). Com oque foi passado na postagem anterior é possível estudar com base nestas ideias que tracei abaixo .


Veja nestes exemplo, com estilos diferentes, mas a regra da distancia dos olhos é quase um padrão nestas ilustrações. 






Bom , espero que esta postagem de hoje tenha ajudado você a entender melhor sobre construção de olhos. Lembrando que oque foi passado aqui, foi um exemplo simples onde criamos um olhar nem "Hiper Realista" ou algo " cartoon demais". Seja qual for seu estudo, este modelo se encaixa muito bem para as tais circunstancias.
O melhor modo de evoluir é praticando sempre, nem que seja 1 hora por dia ou menos que isso, mas a importância da repetição é oque faz ter bons resultados no longo prazo.
Eu sempre falo, porque você iria desenhar um rosto completo se esta recheado de dúvidas sobre olhos, bocas eetc???? Estudar elementos em separados é um bom modo de evoluir,não só uma "folhinha" mas sim umas 4 ou 5 folhas do mesmo exercício. Eu faço isso sempre, seja elementos humanos, objetos bichos e demais.
Caso queiram acompanhar mais de meus trabalhos e estudos, abaixo estão meus contatos . Perguntas, dúvidas, criticas  ou simplesmente trocar uma ideia, só deixar seu comentário ou mensagens nas redes sociais  que assim que possível retorno.

Bom sábado a todos.
Valeu!

Email: tomarte01@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário