terça-feira, 16 de setembro de 2014

Conhecendo e escolhendo seu Aerógrafo

Olá rapaziada.

Primeiramente gostaria de agradecer por todos que deram um click aqui no meu blog para visualizar e acompanhar, deixar um comentário  . Fico satisfeito pelo numero de pessoas que visualizaram  este artigo, isso me motiva a continuar esse trabalho .
Bom, vamos ao nosso propósito aqui, neste artigo vamos falar sobre materiais iniciais  usados   para quem esta começando ou já esta no ramo da aerografia. Vamos falar sobre aerógrafos que estão para os iniciantes começarem sua caminhada . Pois estes são materiais de uma grande importância para realização do seu trabalho antes de tudo.
Vamos aos nosso parceiros, os aerógrafos:

Vou falar em uma situação, entre , facilidade e acessibilidade:

Facilidade por poder encontrar para a compra em sites e outros locais especializados.
Acessibilidade por termos estes modelos de aerógrafos variados e perto de nossa necessidade para realização de nossos trabalhos e também por conseguirmos  peças de reposição .
“Modelos Sagyma”
Um aerógrafo  de fácil acesso e com um um valor nada alto. Este modelo atende bem a cada trabalho, tem uma variação de agulhas entre 0,2/ 0,3 e tbm 0,5 . O ideal é estar atento a diluição da tinta e ar utilizados. É possível fazer bons trabalhos com este modelo, acredito que para o iniciante que procura começar, este modelo atende aos inícios da caminhada. 

“Modelos Steula”
Também um bom aerógrafo nas mesmas linhas do Sagyma, acredito que seus modelos de sucção são de melhor manuseio , dos quais eu tenho e utilizo em meu trabalhos também. Fácil acesso para compra, destaque para suporte técnico de parceiros da empresa com aerógrafos ,pistolas e demais acessórios para atender o publico. Brevemente também com novos modelos disponíveis que a empresa estará disponibilizando no mercado . 


“Modelo Gatti”
Em território Brasileiro, os aerógrafos Gatti tem muita historia  mostrando ótima estrutura  para trabalhos em aerografia. Atuando no mercado brasileiro a mais de 40 anos, mostra que os  aerógrafos  são bons para qualquer trabalho, desde camiseta, quadros, painéis grandes e demais trabalhos. Os modelos de agulhas são desde 0,2/ 0,3/ 0,4 0,8 . Um dos pontos que falha  no aerógrafo ,acaba sendo seu copo removível, para alguns isso não faz diferença, para outros isso incomoda, pois o reservatório de tinta precisa ser bem pressionado, caso contrário pode ser removido do corpo do aerógrafo e causar algum acidente acima do trabalho. Mas isso não retira a precisão deste modelo, que para uma ferramenta aos iniciantes também atende a todos da melhor forma sem deixar dúvidas. 
“Modelo Paasche”
É um bom aerógrafo, preciso , peças com boa durabilidade. Mas para o iniciante acredito que ainda  não seria o mais recomendado, pois seu modelo,acompanha somente agulhas desde as numerações como 0,5/ 0,73 e 1,06 , ou seja, agulhas mais grossas onde o iniciante já deverá ter um bom manuseio do aerógrafo para poder ter leveza e facilidade para trabalhar. Ótimo aerógrafo para fazer fundo em camisetas, painéis, e demais áreas grandes de cobertura. Acredito que após um período de pratica, o iniciante pode estudar sua necessidade da aerografia e possuir um modelos destes.

“ Modelo Iwata”
Mundialmente falando, um dos melhores  quando se fala em aerografia. A acessibilidade para compra deste aerógrafo  dificulta por ser um modelo importado, sendo muito difícil encontrar demais modelos variados que a marca Iwata oferece. Quem já trabalhou com outros modelos (como os que eu mencionei acima  )  , quando utiliza este aerógrafo  sabe como é a diferença em seu desempenho. Leveza e macies no gatilho é algo que é fácil de ser percebido. Hoje esta disponível o acesso deste modelo para compra. Acho difícil o iniciante começar na aerografia já utilizando este modelo, não pelo manuseio , mas pelo dificuldade em encontrar oque ele pretende ,por questões de valor também . Mas se for possível adquirir um destes, compre assim que possível.

Bom, estas descrições  são para tentar orientar quem esta chegando ou quem começou hoje, ou vai começar semana que vem, ou mês que vem. Estou descrevendo estes modelos porque são modelos que tenho aqui comigo e estou usando sempre para meus trabalhos. Não mencionei alguns outros modelos de aerógrafo porque, eu não os tenho utilizado em meus trabalhos,tais como Badger, Dagr, Lince etc. Mas não seria o correto demonstrar a utilização de determinado modelo sendo que eu mesmo não os  utilizei ou tive experiencia com os mesmos.
Como falei, são informações para orientar você iniciante que esta pensando em comprar algum destes modelos para realização e inicio do seu hobby ou trabalho. Tenho todos estes modelos, tenho feito bons trabalhos em camisetas utilizando os modelos Steula e Iwata , por serem de sucção gosto de     utilizar para esta situação. 
Lembre-se que, se você não tiver a possibilidade de ter o melhore dos Aerógrafos, isso
não é motivo para não treinar ou estudar mais, eu iniciei na Aerografia em 2009 e somente em 2012 eu consegui um Iwata, mas sem deixar os demais de lado.
Eu confio em todos estes modelos, recomendo todos, mas acredito que, conforme a tendencia e pratica de cada um, é possível
 ter suas preferencias em Aerógrafos.

No próximo artigo vou falar dos compressores , ferramenta de grande importância para sua atividade. Espero que tenham curtido esta publicação , a cada dia vamos melhorando e estudando para trazer um bom material de referencia  para todos.
Para acompanhar mais os meus trabalho , só curtir minha página  https://www.facebook.com/pages/Tom-Arte-Studio/572939356105882?fref=ts pois  a cada dia é mais corrido e as vezes esqueço de responder as solicitações de amizades.
Lembrando que para comentar aqui no blog é preciso ter a conta no google, se possível deixem sua opinião.

Boa semana a todos. Nóis 


5 comentários:

  1. Muito bom, Tom! Ótimas observações. É de grande valia pra quem tá chegando agora e está em dúvida em relação aos modelos de aeros, qual o melhor pra poder iniciar... Boa observação do Paasche tbm. Depois de alguns anos de aerografia, comecei a trabalhar com um VL Set e no início senti dificuldade nos traço, depois fui pegando o jeito. Por isso é bom ter uma boa prática com aeros mais simples e conforme tiver mais experiência, investir em modelos mais profissionais. Parabéns, as dicas estão bem claras. Quando começamos não tinha nada disso rs. Hj o pessoal chega e já encontra td "mastigado" rs. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orra, valeu mesmo Spanhol, fico satisfeito mesmo por suas palavras. Vou desempenhando meu papel na aerografia desse modo, vamos somando ae. Agradeço mto truta. Abraço.

      Excluir
  2. Bons exercícios muito bom esse trabalho q ajuda e fortalece o cenário da aerografia nacional. Queria saber qual tinta e recomendável para trabalhar sobre papel e tela (tinta não tóxica)? desde ja grato

    ResponderExcluir
  3. Ola Piutattoo, vc pode trabalhar com tinta acrilica diluida em agua, eles aderem bem nestes superficies. Pois eu mesmo utilizo tintas automotivas neste caso para estas superficies, mesmo sendo tóxicas, o acabamento delas é ótimo e tbm a mistura de cores. Obrigado pelos elogios.Abrç

    ResponderExcluir